Sessão Solene - Festejos Farroupilhas 2023

Na noite de 18 de setembro de 2023, os vereadores reuniram-se para realizar a Sessão Solene que CONCEDE HOMENAGEM EM RECONHECIMENTO AOS TRADICIONALISTAS PIONEIROS PELOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM PROL DA CULTURA GAÚCHA EM NOVO BARREIRO.

Os Festejos Farroupilhas 2023 marcam o centenário da Revolução de 1923, e a identidade desta edição dos Festejos Farroupilhas traz os lenços branco e vermelho, simbolizando um período da história do nosso Estado em que houve antagonismos e rivalidades políticas

O lenço de pescoço é um dos símbolos mais fortes do gaúcho, representando seu orgulho e sua honra. Na revolução de 1923, os Chimangos, que apoiavam o governo central, usavam o lenço branco, e os Maragatos, contrários à política exercida pelo governo federal, exibiam o lenço vermelho.

100 anos depois, o lenço vermelho e o lenço branco entrelaçados representam a pacificação da revolução, o fato de que, apesar de todas as divergências políticas da época, os gaúchos seguiram unidos.

Enaltecendo toda simbologia do estado do Rio Grande do Sul, também temos os Centros de Tradições Gaúchas como espaços que mostram as manifestações culturais dos gaúchos e seu folclore.

Em Novo Barreiro contamos com dois CTGs - o Querência da Palmeira e o Cancela da Palmeira. Seus alicerces contam com o trabalho e o amor dos homenageados desta noite.

Dentre os homenageados estão personalidades que fizeram e fazem parte da sociedade tradicionalista barreirense. São eles os fundadores e componentes das primeiras patronagens dos CTGs de Novo Barreiro, Sr. Ilirio Rossetto e Sr. Valdomiro Lisboa, juntamente com sua esposa Ilda, Sra. Helena Trombetta e o ex-coordenador da 17ª Região Tradicionalista, Sr. Olivio Tonello.

A Sessão Solene contou com a presença de autoridades municipais, Patrões e Patroas dos CTGs de Novo Barreiro, componentes das patronagens e imprensa local.

Conheça os homenageados na Sessão Solene:

OLIVIO TONELLO

0 099

Nascido em 16 de agosto de 1948, Olivio Tonello esteve à frente de diversos atos e eventos tradicionalistas, e, por sua expressiva participação e empenho foi convidado a coordenar a 17ª Região Tradicionalista, no ano de 1990, onde trabalhou como coordenador por um ano.

Desde então, Olivio Tonello destaca-se na região pelo amplo trabalho realizado em prol da Cultura Rio-grandense, bem como, o trabalho à frente do programa Sábado Galponeiro, durante 31 anos e a frente do programa Ecos do Rio Grande.

Por sua persistência, vontade de adquirir novos conhecimentos e força de vontade, Tonello é reconhecido pelo seu trabalho como coordenador da 17ª Região Tradicionalista, Patrão do CTG Querência da Palmeira e como Xiru das Falas.

ILIRIO ROSSETTO

0 140

Natural de Ronda Alta, Ilirio Rossetto teve o primeiro contato com os CTGs

aqui no município de Novo Barreiro.

Na década de 1980, mudou-se para o município, onde começou a participar dos eventos realizados pelo CTG Querência da Palmeira, da linha Bela Vista.

Juntamente com demais tradicionalistas, ajudou na fundação do CTG Cancela da Palmeira, em agosto de 1989, sendo eleito o primeiro patrão por ampla maioria 100 sócios que faziam parte da sociedade tradicionalista à época.

Ilirio foi eleito duas vezes como patrão do CTG, além de trabalhar como membro das patronagens por mais de 20 anos, e ser reconhecido como Xiru das Falas.

Em seus feitos como patrão, recorda-se a grande festa realizada no primeiro ano de fundação do CTG, os torneios de canastra e os grandiosos jantares dos associados.

VALDOMIRO DA SILVA LISBOA (in memmoriam)

WhatsApp Image 2023 09 18 at 09.09.56    0 152

Valdomiro da Silva Lisboa, nasceu na Linha Cocho, município de Sarandi no dia 07/08/1937.

Mudou-se para a localidade de Bela Vista - Novo Barreiro com seu cavalo mouro aos 20 anos.

Casou-se com Ilda dos Reis de Oliveira em 24 de junho de 1961 e desta união tiveram 6 filhos: Luiz Carlos, Celso José, Joelso, Vanderlei, Clarice e Nelson ( in memoria).

Desde guri era apaixonado pelo tradicionalismo participando de vários eventos na região. Líder nato, atuou na diretoria da Escola Municipal Clara Camarão da comunidade católica São Paulo e do esporte Clube Flor da Serra.

Em 1984, juntamente com seus amigos, fundou o CTG Querência da Palmeira, na linha Bela Vista

Em 2006, mudou-se para Chapada onde continuou participando de eventos como fandangos, cavalgadas, desfiles, até seu falecimento em 2013.

Sempre incentivou filhos e netos a cultivar o amor pelo tradicionalismo.

O Senhor Valdomiro Lisboa foi representado por sua esposa Ilda Lisboa e pela filha Clarice.

HELENA TROMBETTA

0 166

Helena Trombeta, natural de Ronda Alta, mudou-se para Novo Barreiro na década de 1980. Aqui teve o primeiro contato com o CTG, onde surgiu seu amor pela tradição riograndense.

Helena fez parte da primeira patronagem do CTG Cancela da Palmeira no ano de 1989, trabalhando em prol da cultura gaúcha em Novo Barreiro por mais de 20 anos. Foi participante assídua dos Encontros de Patrões e de todas as atividades realizadas pela sociedade tradicionalista.

Antes de mudar-se para Novo Barreiro, Helena trabalhava com confecção de roupas, mas foi aqui que ela teve a oportunidade de costurar os vestidos das prendas que abrilhantaram os bailes, festas e apresentações artísticas. Pelas mãos de Helena ainda são confeccionadas as pilchas que a fazem ser reconhecida pelo seu excelente trabalho.

Para Helena, fazer parte de uma sociedade tradicionalista lhe trouxe várias experiências e oportunidades, além de passar aos filhos e netos o amor pela tradição.

O Poder Legislativo de Novo Barreiro agradece a presença de todos e parabeniza os homenageados e homenageadas pela dedicação em manter firme a tradição Gaúcha.

0 007

0 044