Continuar o que é bom, inovar no que é preciso

Foi realizado na Câmara de Vereadores (28) reunião para abordar assuntos relacionados ao “Roteiro Turístico, Caminhos da Erva-mate”. Além do prefeito Edinaldo Rupolo Rossetto, vice-prefeito Volnei Nicola Tonello, participaram do evento Secretário da Administração Renato Lawall, o presidente do Conselho Municipal e representante da Ervateira Prenda e Peão Douglas Ribeiro , técnicos em agropecuária Larri Lui e Sérgio Magalhães, os ervateiros Pedro Brizolla e Daniel da Silva, Professor Thiago da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Marlen e Ariana de Ilópolis, a Extensionista Social Rural da Emater/ Ascar, Cinara Martins da Silva e demais pessoas ligadas ao setor.

A Extensionista Social Rural da Emater/ Ascar, Cinara Martins da Silva, explicou ao público que o intuito do encontro é analisar os potenciais turísticos do município e fazer uma troca de experiências. Ela informou a programação prevista para o encontro. Ficou previsto: almoço no Camping Recanto da Natureza de Três Passinhos, conhecer o Viveiros Amann e uma indústria de erva-mate. Os locais que serão visitados estão incluídos no roteiro turístico.

Durante a troca de experiências entre os participantes o presidente do Conselho Municipal Douglas Ribeiro destaca a importância de investir no setor

- Associação dos Ervateiros ainda é nova no município e os associados estão satisfeitos com o empenho do prefeito Tito em direcionar o olhar para o setor. Esse elo promove e traz benefícios para todo o município, pois o turismo vai além do passeio, ele mostra o potencial do chimarrão, salienta Douglas.

No encontro foi apresentado a todos o roteiro turístico e explicado o porquê da escolha do nome Caminhos da Erva-Mate. O nome destaca todo o processo de produção que o município dispõe: das mudas até a exportação. Potencializar a cadeia produtiva leva Novo Barreiro para a rota do turismo. Segundo a Chefe de Gabinete Elaine Andriolli, uma das idealizadoras do projeto, todas as medidas já estão sendo executadas para colocar o município no mapa do turismo brasileiro. Ela explicou as etapas desse processo

- Primeiro foi necessário criarmos o Conselho Municipal do Turismo, o próximo passo e desenvolver o Plano Municipal, e já estamos organizando isso, a documentação foi encaminhada e assim que tudo estiver finalizado o município poderá acessar os recursos federais destinados para o setor. Até então, estamos tendo todo o apoio do prefeito Tito, que tem auxiliado com o que precisamos para colocar Novo Barreiro na rota do turismo, explicou ela.

O Roteiro Turístico “Caminhos da Erva-Mate” levará ao público opções de lazer, pedagógico com explanação do sistema produtivo, gastronômico com alimentos produzidos a base da erva e rural que visa incentivar os jovens a sucessão no campo e na produção.

Texto: Camila da Silva Soares

WhatsApp Image 2019 06 28 at 14.22.30 1